Exclusivo

23/10/2020 - Equipamentos certos ajudam a empreender no serviço de limpeza

A área de limpeza profissional é uma alternativa para quem busca o próprio negócio, com possibilidade de atuação em diversas frentes

Não é novidade que o brasileiro tem forte veia empreendedora, especialmente em momentos de crise econômica. Criar o próprio negócio é uma forma de abrir novas perspectivas de renda e de vida. Somente nos primeiros nove meses deste ano, os registros de microempreendedores individuais cresceram 14,8% sobre o mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de cadastros. Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indicam que 99% das empresas privadas do País são micro e pequenas empresas.

 

 

Por outro lado, a limpeza dos ambientes é seguramente garantia de melhor bem-estar para as pessoas, uma vez que reduz a ocorrência de diversos problemas de saúde, especialmente de ordem respiratória, causados por poeira, fungos e germes. Além disso, proporcionam maior durabilidade das superfícies, ao eliminar agentes agressivos da poluição. As possibilidades são muitas e a pandemia de Covid-19 evidenciou o quanto uma boa limpeza e higienização de ambientes, mobiliários, áreas comuns, veículos, etc., é importante, seja em aplicações residenciais, comerciais, industriais ou agrícolas.

 

 

O setor de limpeza profissional pode ser uma boa oportunidade de negócios e o mercado oferece diversos tipos de equipamentos, como lavadoras de alta pressão, limpadora a extração (também chamadas de extratoras), aspiradores de pó e líquido que limpam ambientes e objetos e ajudam futuros empreendedores a alcançarem o sucesso numa das áreas de prestação de serviços que mais cresce no país. “É possível prestar serviços com qualidade e variedade de atuação, que podem ir desde a limpeza de paredes, telhados, sofás e tapetes, até criadouros de animais, tratores, entre outros”, afirma José Renato Demian Ferreira, Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, que atua no segmento de equipamentos para serviços de limpeza e higienização.

 

 

Antes de comprar o equipamento, o executivo recomenda que o futuro empreendedor faça uma detalhada pesquisa de mercado, para verificar qual nicho quer atender. “Dependerá da região onde irá atuar, a disponibilidade de tempo e deslocamento, os recursos que possui e as perspectivas de retorno do investimento”, orienta. A partir dessas informações será possível definir quais produtos serão mais indicados. As lavadoras, por exemplo, podem ser utilizadas em residências, comércios, indústrias e ambientes agropecuários. Já as limpadoras a extração são ideais para a limpeza de carpetes, tapetes, cortinas e estofados de ambientes comerciais, e os aspiradores podem limpar locais de difícil acesso.

 

 

 

Para começar

Na hora de escolher o melhor produto, deve-se ficar atento à qualidade, durabilidade e facilidade de manutenção preventiva, quando necessário. O mercado disponibiliza uma série de modelos, com diferentes capacidades e funções, que podem confundir o consumidor na hora da compra. Por isso, é preciso uma avaliação criteriosa para que o produto atenda às expectativas presentes e futuras.

 

 

Para limpar com eficiência veículos, pisos, pátios, paredes, áreas de piscinas, garagens, estruturas metálicas e áreas que possuem sujeira encrustada é indicado o uso de uma lavadora de alta pressão robusta e que, ao mesmo tempo, seja eficiente e tenha baixo consumo de água. Da JactoClean, há o modelo J7000 Plus, indicada para uso em comércios (clubes, escolas, hotéis, concessionárias, entre outros) e indústria, incluindo o agronegócio. Ela possui o sistema Stop Total - desliga automaticamente o motor ao soltar o gatilho – e bomba equipada com três pistões revestidos de cerâmica, diferenciais que ampliam a resistência à corrosão e ao desgaste. Está disponível nas versões 127 V, com pressão máxima de 1300 PSI; 220 V, com pressão máxima de 2400 PSI; e  254 V, com pressão máxima de 2175 PSI.

 

 

No caso das limpadoras a extração, que também são chamadas de extratoras, vale observar o nível de ruído e a potência de aspiração. A JactoClean tem em seu portfólio a limpadora à extração EJ1107, uma versão compacta, com baixo nível de ruído - 60 dB (A) - e alto poder de volume de ar aspirado - 3300 L/minuto -, que limpa pequenas e médias áreas. O modelo possui motor de duplo estágio, com potência máxima de 1300W e alto poder de sucção – vácuo máximo de 240 mbar –, deixando baixa umidade residual e proporcionando rápida secagem das superfícies, inclusive tecidos. Está disponível nas versões 127 V e 220 V e vem com acessórios, entre eles, extensão plástica e ponteiras.

 

 

Para os empreendedores que preferem começar com serviços de aspiração, vale buscar equipamentos que possuam as funções de sopro e aspiração de pó e líquidos, que ampliam a possibilidade de limpeza. O modelo AJ2220 tem estes benefícios e conta com reservatório efetivo de 20 litros. É robusto, compacto e versátil, sendo adequado para limpar estofados, tapetes, carpetes e outros locais de difícil acesso. Possui alcance para aspiração de 8,7 metros, considerando cabo elétrico, mangueira e tubos plásticos, e está disponível nas voltagens 127 V ou 220 V, com potência nominal de 1.200W. Conta com reservatório de plástico e filtro de tecido para pó, que pode ser reutilizável. A válvula de segurança tipo boia evita derramamento de líquidos.